quinta-feira, 22 de outubro de 2009

3 Dia Orando pelo meu Marido

Boa tarde! Vamos dar continuidade a nossa campanha de oração em prol do nosso marido. Hoje é dia de orarmos pelas finanças!

Me acompanhem!


Capítulo Três - Suas Finanças

Grande parte do perfil e da experiência de seu marido tem muito a ver com o modo como ele encara suas finanças. Ele é generoso ou avarento? É grato ou inveja outros? O dinhei­ro é uma bênção ou uma maldição? Ele é prudente ou irrespon­sável com o que tem? Ele concorda com você na administração financeira, ou há conflitos? Nada faz mais pressão sobre o ca­samento do que a irresponsabilidade financeira, falta de di­nheiro e grandes dívidas. Só quando reconhecemos que tudo vem de Deus e procuramos fazer dele o Senhor absoluto é que podemos evitar as armadilhas que o dinheiro ou a falta dele nos preparam.
Embora meu marido tenha tido sempre uma boa renda, a natureza do seu negócio é "festa ou fome" com relação a quan­do, como e quanto dinheiro entra. Certo ano houve uma reces­são no mercado musical e todos se ressentiram dela. Mesmo as empresas que nos deviam dinheiro retiveram o pagamento por lhes faltar fluxo de caixa. Foi uma época tremenda, mas teria sido muito pior se não tivéssemos tido fé no Senhor e confiado a ele as nossas finanças.
Nosso consolo estava em saber que havíamos obedecido a Deus contribuindo para a coleta da igreja: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro", e veja se ele "não abrirá as jane­las do céu, e não derramará sobre nós bênção sem medida" (Ml 3.10). Fomos também fiéis em dar aos pobres e necessita­dos: "Bem-aventurado o que açode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege e lhe preserva a vida, fá-lo feliz na terra" (Sl 41.1,2).
Sabíamos também que a Bíblia promete que "aos que bus­cam o Senhor bem nenhum lhes faltará" (Sl 34.10). Estávamos certamente buscando ao Senhor. Acreditávamos que se bus­cássemos a Deus como a nossa fonte e vivêssemos em obe­diência aos seus caminhos, ele nos proveria e teríamos todo o necessário. O Senhor assim o fez e nada nos faltou.
Os problemas financeiros podem ser resolvidos subme­tendo-os aos cuidados e à vontade de Deus. Faça o que lhe pede. Dê quando o Senhor mandar. Ao que o obedece, Deus promete livrá-lo, protegê-lo, abençoá-lo, curá-lo e mantê-lo vivo. Porém quem o desobedecer experimentará a mesma desolação dos pobres. "O que tapa o ouvido ao clamor do po­bre também clamará e não será ouvido" (Pv 21.13). Não dar impede que você aproveite o que tem e ainda lhe traz dificul­dades em sua vida.
É claro que há pessoas ricas que não fazem doações. Se exa­minar de perto suas vidas, descobrirá que não estão recebendo muitas das bênçãos do Senhor: integridade, proteção, amor, paz, saúde e satisfação. Todas são afugentadas continua­mente sem que essas pessoas saibam a razão. Adquirem rique­zas, mas perdem a capacidade de gozá-las, tudo porque não sabem que a chave para a vida é conhecer o Senhor e viver de acordo com a sua vontade. Isto significa dar tempo, energia, amor, talento e dinheiro segundo a orientação de Deus.
Ore para que o seu marido encontre esta chave para a vida e compreenda a vontade de Deus para as suas finanças. Ore para que ele se torne um indivíduo generoso, satisfazendo- se com o que já possui sem esforçar-se demasiadamente visando a conseguir mais e mais. Não estou dizendo que ele não deve querer aumentar seu ganho - mas exatamente o contrário. O homem merece receber seu ganho de acordo com o valor de seu trabalho, e sua esposa deve orar por isso.
Um trabalho pe­sado que leva à extrema pobreza trazendo angústia, amar­gura, doença e inveja não deve ser aceito como um estilo de vida. Não deixe então de orar para que os depósitos de bên­çãos se abram sobre ele, mas ore para que tudo venha igual­mente da mão de Deus. "A bênção do Senhor enriquece, e com ela não traz desgosto" (Pv 10.22).
Talvez não seja possível evitar todo problema financeiro através da oração, porque às vezes Deus se utiliza de situa­ções dessa natureza para chamar nossa atenção e nos ensi­nar coisas. Mas suas orações irão certamente ajudar a prote­ger seu marido de esforços e perdas desnecessários. O desejo de Deus é abençoar os que têm corações obedientes e gratos, cujo verdadeiro tesouro está no Senhor. "Onde está o teu te­souro, aí estará também o teu coração" (Mt 6.21).. Deus quer que o seu marido encontre no Senhor o seu tesouro, e não nas suas finanças.

Oração
Senhor, entrego minhas finanças ao Senhor. Encarregue-se de­las e use-as para os seus propósitos. Que nós dois possamos ser bons mordomos de tudo que o Senhor nos dá e concordemos completamente sobre como devemos usar nossos bens.
Oro para que aprendamos a viver livres de dívidas pesadas. Onde não tenhamos sido sábios, traga restauração e dê-nos orien­tação. Mostre-me como posso aumentar nossa renda e não di­minuí-la insensatamente. Ajude-nos a lembrar que tudo que temos pertence ao Senhor, e que sejamos gratos por isso.
Oro para que (nome do marido) não tenha dificuldades em dar ao Senhor e a outros conforme as instruções na sua Palavra. Dê a ele sabedoria para usar sabiamente o dinheiro. Ajude-o a tomar boas decisões sobre como gastá-lo. Mostre-lhe como planejar para o futuro.
Oro para que ele encontre o equilíbrio perfeito entre não gastar desnecessariamente nem ser avarento. Que ele possa sempre ser bem renumerado pelo trabalho que faz e que o seu dinheiro não seja roubado, per­dido, consumido, destruído ou desperdiçado.
Multiplique seus ganhos de forma que possam render bastante. Oro para que ele não fique ansioso em função do dinheiro, mas busque primeiro o reino de Deus, sabendo que se fizer isso, teremos tudo o que precisamos (Lc 12.31).

Instrumentos de Poder

Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber, e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
Lc 12.29-31

Quanto ao homem, a quem Deus conferiu riquezas e bens, e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho;
isto é dom de Deus.
Ec 5.19

O que dá ao pobre não terá falta, mas o que dele esconde os seus olhos será cumulado de maldições.
Pv 28.27

Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Sl 37.25

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus , cada uma de vossas necessidades.
Fp 4.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário