quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AMOR E RESPEITO - CAP. 12

Capítulo 12

APAZIGUAMENTO
Ela quer que voce diga "sinto muito!"


Como temos visto até agora, a conectividade possui muitos lados.Já analisamos a conexão, a abertura e a simpatia. Obviamente, tudo issso tem um peso no quanto uma esposa se sente conectada ao marido.
Existe um quarto lado da conectividade que precisams analisar com muito cuidado: Apaziguamento. Em alguns aspectos, ele pode ser o mais importante. Se há uma ruptura, um conflito, até mesmo um senso de tensão, você e sua esposa não estão plenamente em paz e, portanto, não podem de fato sentir-se conectados. Sem paz no relacionamento, ela não se sente próxima, não sente que você está aberto e certamente acha que você não é simpático ou que não a entende. Tudo isso pode ser causado pela tensão ou ruptura que surgiu entre vocês.
Com as pesquisas sobre conectividade feitas por acadêmicos eu mesmo estudei as Escrituras e deparei com um paradoxo. Aprendi que Deus deseja que exista algum conflito no casamento (cf. 1Co 7:3-4). Até mesmo a pesquisa secular mostrou que os melhores relacionamentos conjugais têm um pouco de conflito. É quase como se você precisasse de certo grau de conflito para manter viva a paixão. A sequência é mais ou menos assim: o casal experimenta uma divergência; eles têm uma briga pequena, um tipo de solovanco. Contudo, à medida que trabalham esse conflito, aprofundam a compreensão um do outro e valorizam e apreciam um ao outro muito mais à medida que se reconciliam. É óbvio que, quando as fagulhas voam e o casal tem um conflito, seja sério ou menor, existe um risco. A coisa pode seguir dois rumos.As fagulhas podem causar um incêndio controlável que aquece a casa e torna as coisas mais agradáveis e confortáveis. Ou então podem iniciar um incêndio descontrolado que queima a casa inteira. Todos os casais precisam perceber que as fagulhas certamente surgirão. A questão é: como vocês vão controlá-las?
Conversei com um marido que confessou ter tentado motivar a esposa a lhe mostrar mais respeito agindo de maneira bastante desamorosa. Ele se distanciou dela. Fechou seu espírito e cercou-se de muita ira. Passou a desconsiderar os sentimentos dela. Ele sempre fazia com que a sua posição fosse a vencedora e nunca se reconciliava. Em resumo, nunca fez as pazes com ela. Ele admitiu para mim: "Eu achava que, se fizesse tudo isso, ela começaria a me mostrar um pouco mais de respeito." Então, colocou a cabeça sobre a mesa em desespero e concluiu: "Mas ela se divorciou de mim. Até hoje não sei o por quê."

MARIDO E MULHER PODEM "DAR UM JEITO"

Quando surgir um conflito, sua esposa provavelmente reconhecerá isso muito antes de você. Ela pode sentir-se rejeitada por você de uma maneira muito diferente da que você se sentiria rejeitado por ela (cf.Is 54:6). Consequentemente, ela quer resolver as coisas entre vocês dois, e irá até você para que isso seja feito. Quando se colocam face a face e resolvem o problema, os dois unem os corações. Isso é muito precioso para ela. Sua esposa valoriza muito o fato de saber que vocês dois estão em paz.
Não se recuse a fazer as pazes fugindo do conflito com seu cônjuge. O conflito não é um sinal de que você tem um casamento ruim.. De fato, a Bíblia diz que aqueles que se casam "enfrentarão muitas dificuldades na vida." Que tipo de dificuldades Paulo tinha em mente? No início daquele capítulo, ele lança um excelente princípio para se lidar com o conflito no casamento. " O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
Nessa passagem, Paulo está aconselhando os casais casados na igreja de Corinto. No século I não era incomum encontrar crentes que pensavam ue um bom cristão deveria se abster completamente de sexo, e aparentemente era isso o que estava acontecendo em Corinto. Para corrigir esse erro, Paulo incentiva as relações sexuais entre marido e mulher, porque essa era a maneira de não cair na tentação da imoralidade fora do casamento (cf. v. 5).
Parece um pouco estranho, porém, quando Paulo diz que a esposa não tem autoridade sobre seu corpo, e sim o marido, e que o marido não tem autoridade sobre o seu corpo, e sim a esposa. O que Paulo quer dizer com isso? Creio que ele está lançando um dos maiores princípios do Novo Testamento: vocês experimentarão conflito porque ambos têm necessidades diferentes. Mas vocês podem dar um jeito nisso como parceiros. O marido não deve agir de maneira independente da esposa, e a esposa não deve agir de maneira independente do marido. Marido e esposa podem e devem agir juntos.

"MINHA ESPOSA ESTÁ SEMPRE FICANDO HISTÓRICA"

Enquanto conversava com um homem sobre seu casamento, ele me disse que todas as vezes que brigavam, sua esposa terminava ficando "histórica". Para ter certeza de que havia entendido, perguntei se ele não estava querendo dizer "histérica". Ele disse: "Não, é histórica mesmo. Ela fica sempre desencavando alguma coisa do passado."
Muitas esposas são muito boas em tornar-se "históricas. Por isso, não é conveniente que o marido tente pôr fim num conflito dizendo "vamos deixar para lá." Não é assim que ela pensa, e ela não deixará para lá. Ela pode esquecer por um momento, mas vai terminar se lembrando e, então, começará a "recontar a história" para o marido de novo. Sempre que fica histórica, ela está de fato tentando reconciliar-se com você. Ela quer que você esteja aberto a ela, e está tentando incentivar a compreensão e a paz entre vocês. Ela quer ter certeza de que não está bravo com ela, de modo que possa sentir-se amada. Não está tenando provocá-lo, muito embora possa parecer isso à medida que ela executa sua diatribe histórica. Os maridos tem enorme dificuldade em acreditar nisso. O camarada que me contou que sua esposa fica frequentemente "histórica" não acreditou quando tentei explicar-lhe que ela só estava tentando aumentar os sentimentos de amor entre eles.
"De jeito nenhum", disse ele, em total espanto. Mas é verdade, porque é assim que funciona a mente de uma mulher. Durante o conflito, a abordagem da mulher para resolvê-lo é muito diferente da maneira do homem. Quando você, marido, encerra uma discussão dizendo "deixa para lá", é provável que sua esposa pense que você ainda está secretamente irritado com ela e que aquela coisa está de fato sem resolução. Sem ter resolvido tudo, será muito difícil para ela ser feliz.
Para qualquer marido que deseja ter menos discussões, o caminho para a paz é plano. Ele deve aprender a simplesmente dizer: " Sinto muito. Você me perdoa? Não foi isso o que quis dizer." Faça isso, mesmo que, em sua mente, a maior parte da culpa seja dela. O percentual de culpa não é a questão. Como sempre, a verdadeira questão é amor e respeito.

POR QUE É DIFÍCIL PARA UM HOMEM DIZER " SINTO MUITO"

Como marido, quero compartilhar com todos os maridos que entendo por que é difícl dizer "sinto muito". Para uma mulher, dizer "sinto muito" é um acréscimo de amor. Mas quando um homem diz "sinto muito", seu temor é de que venha a perder respeito. É claro que é muito fácil simplesmente acusar o homem de ser "orgulhoso". Não estou dizendo que não haja algum elemento de orgulho envolvido aqui. Contudo, misturado com o orgulho masculino, existe um profundo senso de honra e anseio por respeito.
Uma esposa pode ficar extremamente chateada, mas se o marido, com humildade, expressar tristeza por aquilo que fez, ela se derrete. Não creio que muitos homens consigam entender isso. A esposa tem uma ampla gama de emoções, altos e baixos. Você pode energizá-la levando-a para o lado dos altos do espectro ao dizer: "Sinto muito."
Você verá a seguir algumas boas técnicas e princípios, todos relacionados às Escrituras. Primeiramente, tenha absoluta confiança no poder de seu comportamento amoroso. Deixa-me parafrasear Provérbios 15:1: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira, principalmente a a sua esposa.." Ao mostrar um comportamento amoroso durante um conflito de qualquer tipo, é muito provável que você toque a parte mais profundo do coração dela. Sua atitute amorosa dispara alguma coisa dentro do coração dela como mulher. Deus a fez desse jeito. É fato que um marido pode perguntar: " E se eu continuar amando e cedendo e, ainda assim, sentir-me desrespeitado? O que devo fazer"? Nesse ponto, você ganhou o direito de dizer: "Estou procurando ceder a você e ser amoroso, mas ainda estou me sentindo desrespeitado. O que estou lhe dizendo é desamoroso? " Mulheres bem-intencionadas tendem a responder a pedidos razoáveis, amorosos e honestos e procurarão maneiras de ser mais diferentes.
Admita quando você estiver errado e peça desculpas dizendo "sinto muito".
Isso é um enorme estímulo para uma mulher, mas um incentivo ainda maior é acrescentar: "Acho que realmente entendo seus sentimentos e a razão de você reagir desse modo. Você me perdoa?"
Alguns homens pensam: "Por que me importar com essa coisa de 'sinto muito'? São apenas palavras".
Você deve entender que as palavras são muito poderosas para sua esposa. Lembre-se: ainda que ela não esteja conscientemente pensando nisso, você é a figura de Cristo para ela. Se você pronunciar palavras sinceras de desculpas, perdão e amor, ela vai confiar nessas palavras e em você. Isto pode curar tudo e você experimentará a harmonia e a conectividade que Deus planejou para o casamento.

***

ELA SE SENTIRÁ EM PAZ QUANDO...

Você deixar que ela exponha suas frustações e mágoas sem ficar irritado nem a interromper.
Você admitir que está errado e desculpar-se dizendo: " Sinto muito. você me perdoa"?
Você entender o desejo natural dela de negociar, obter comprometimento e deferência, e agir do mesmo modo com ela.
Você tentar manter seu relacionamento "atualizado", resolvendo aquilo que não foi resolvido e nunca dizendo "deixa pra lá".
Você a perdoar por qualquer erro que ela confessar.
Você nunca nutrir amargura e sempre reafirmar seu amor por ela.
Você orar com ela depois de um momeno doloroso.



Deus abençõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário