quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AMOR E RESPEITO CAP. 9

Capítulo 9


CONEXÃO - Ela quer que você esteja por perto

"Uma mulher apaixonada deseja proximidade: Quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir."
(Cântico dos Cânticos 3:4)

Não é por acaso que logno no início da Bíblia , quando ela descreve o primeiro casamento da história humana, encontramos uma vívida definicação de conexão. "Por razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gn 2:4)
Quando a Bíblia fala de "unir-se", a idéia do hebraico é agarrar, pegar, ficar próxio. Dois se junam face a face, tornando-se uma só carne. Você sabia que, em toda a criação de Deus, apenas os seres humanos conseguem ter intimidade sexual face a face? Unir-se, porém, é mais do que algo sexual. Unir também significa conexão espiritual e emocional. Essa é uma passagem de destaque para os maridos, cheia de ideías. Sua esposa vai sentir-se amada quando você for até ela e, por meio de um olhar, de um toque ou de um sorriso, permitir que ela saiba que você quer estar conectado.
Em Deuteronômio encontramos ainda outro sentidos para a idéia de estar conectado. "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para fica em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou" (Dt 24:5).
Essa passagem é fascinante porque mostra quão bem os israelitas entendiam o casamento. Por que todo o primeiro ano? Eles sabiam que o primeiro ano de um casamento é fundamental. É um período importante para estabelecer o tom da conexão do relacionamento, antes que o desgaste da vida leve o marido para longe por grandes períodos de tempo, antes que eles enfrntem outros problemas.

OS PRIMEIROS SEGUNDOS ESTABELECEM O TOM

Passar todo o primeiro ano juntos sem nunca serem separados não é possível no casamento moderno, mas ainda assim você pode estabelecer um tom positivo a cada dia. Quando chegarem em casa depois de terem ficado separados, os primeiros momentos de reconexão estabelecem o tom para o restante da noite. Na cultura de hoje, a economia normalmente dita que o marido e a esposa devem trabalhar. Sua esposa pode chegar em casa depois de voê, mas a dinâmica básica de conexão ainda se aplica. Lembre-se de que ela quer se conectar. Ela deseja envolvimento face a face. Vocês dois tiveram um dia longo e possivelmente difícil. Se tudo o que você quiser fazer for esticar-se no sofá e assistir a TV enquanto ela prepara um agradável jantar, vocês estarão perdendo um ótimo tempo. Ela vai se sentir amada se você for para a cozinha ajudá-la a preparar o jantar (mesmo que você só arrume a mesa). Outra idéia é sentar-se e conversar com ela enquanto la prepara a refeição. Fale sobre seu dia e não deixe de perguntar sobre o dela. Ela pode estar ocupada com as crianças ou com outras atividades, mas estará ouvindo, posso lhe garantir. Alguns maridos podem achar que passar todo esse tempo na cozinha não é masculino, mas, com vimos em Dt 24:5, os generis hebreus não zombavam de um soldado por ele estar em casa. De fato, como homem de honra, ele recebia uma ordem de passar seu primeiro ano de casamento com a esposa. Não há dúvidas de que um jovem noivo gostaria de estar com seus colegas lutando contra o inimigo, mas, sendo um homem de honra, ele aprendeu a fazer duas coisas: no campo, ele fazia o que era respeitável e, em família, fazia o que era amoroso. Ele usava esses dois chapéus de maneira intercambiável, e os usava muito bem.

O QUE MINHA FILHA DE QUATRO ANOS ME ENSINOU SOBRE CONEXÃO

Se o marido ajustar seus óculos azuis e seu aparelho auditivo azul, entenderá que sua esposa tem uma necessidade de sentir-se perto e conectar-se face a face de uma maneira que ele não faz. Aprendi sobre essa necessidade feminina de conexão face a face com minha fiha, Joy, quando ela tinha apenas quatro anos. Certa noite, coloquei-a para dormir e fiquei deitado ali com ela por alguns momentos para ajudá-la a pegar no sono. O quarto estav totalmente escuro e, como sempre, Joy estava falando - a pequena MissTagarela. Nenhum de nós conseguia ver o rosto do outro na escuridão. Enquanto falava, ela disse de repente: "Papai, olhe para mim!". Então, suas pequenas mãos se esticaram, alcançaram meu rosto e me forçaram a olhar para ela. Já naquela idade, mesmo no escuro, ela percebeu que o papai não estava olhando e, se ele não estava olhando, então não estava ouvindo Não me lembro de uma vez sequer qe meus filhos Jonathan e David tenham pegado no meu rosto como ela e exigido: "Olhe para mim!".
Essa conectividade é o que as mulheres procura em qualquer relacionamento, e em especial no casamento.
Antes que você se consuma pela culpa, perceba que nenhum homem pode satisfazer todas as necessidades emocionais de uma mulher. Ao mesmo tempo, talvez você possa começar a tentar satisfazer algumas das necessidades de sua esposa deixando de lado a cerveja gelada, o jornal, ou o programa de esportes na TV. Voce pode entender o que ela está fazendo quando vai em sua direção, o que em geral ela fará. É por isso que ela o segue pela casa quando você chega (ou fazia quando eram recém-casados) . É a maneira dela de mostrar que o ama.
Num relacionamento conjugal típico, ela se inclina mais na direção do "envolvimento" , enquando ele em geral se inclina mais para o lado da "independência. Quando vocês ficam muito independenes (em especial quando você se cala), ela não se sente próxima de você e coemeça a achar que você não a ama.Quando ela não lhe dá espaço de que precisa, você começa a sentir que ela está tentando se envolver demais e que não respeita você.
Como homem, você provavelmente não conseguirá se envolver com sua esposa tanto quanto ela gostaria. Mas quando você se mover na direção dela, mostrar a ela que quer se conectar, mesmo que seja em pequenos movimentos, veja o que acontece. Isso vai motivá-la. Vai energizá-la, e vai manter o casamento de vocês fora do Ciclo Insano e dentro do Ciclo Energético.
Naturalmente, você pode se agarrar a seu prêmio chamado "independência" . Você pode insistir em ter "seu espaço". Afinal de contas, você trabalha duro a semana inteira e merece jogar futebol (ou pescar, ou assistir a um programa de televisão).Você não vai ser o marido dominado que nunca consegue sair com os amigos porque a esposa sempre aparece com tarefas ou incumbêncis que deseja que ele faça. Além disso, você não vai caminhar na direção dela até que obtenha um pouco mais de respeito, até que ela tenha um pouco mais de consciência de sua necessidade de espaço e independência. Isso, é claro, não funciona, nunca funcionou e nunca funcionará. Não é retendo aquilo de que sua esposa de fato necessita que você vai conseguir motivá-la a dar-lhe aquilo de que você precisa. Se o fizer, vai se atirar ao Ciclo Insano. Sem amor, ela reagirá sem respeito, sem respeito, você agirá sem amor.
Uma das maiors pedras de tropeço para se chegar mais perto de sua esposa pode ser o clássico medo masculino de ser tão controlado a ponto de sentir que não consegue dar um passo sequer sem pedir a permissão a ela.
O texto d Gênesis 2:24fala sobre unir-se e tornar-se uma só carne com sua esposa. Não há uma palavra sequer sobre dominação. Obviamente, vocês dois vão precisar de algum espaço de vez em quando, e permitir isso faz parte de tornarem-se adultos maduros que se comunicam e que tentam decodificar as necessidades um do outro.

CICLO INSANO x CICLO ENERGÉTICO _ BATALHA MORTAL

Assim, opte por ser adulto. Eu mesmo fiz isso, e funcionou. Finalmente entendi que, se quisesse parar o Ciclo Insano e permanecer no Ciclo Energético, eu tinha de dar a Sarah aquilo de que ela realmente necessitava. Quando fiz isso, uma coisa engraçada aconteceu: ela ficou motivada a dar-me aquilo de ue eu de fato precisava. Fazendo uma paráfrase da regra de outro, "como você quer que sua esposa lhe faça, faça também você a ela." (cf.Lc 6:31).

ESTAR PERTO NÃO CUSTA NADA, A NÃO SER SEU TEMPO E AMOR

Muitas das dicas e técnicas a seguir são cortesia de minha esposa, Sarah, que fala sobre o Ciclo Energético durante a sesão em todas as conferências que fazemos juntos. Sarah tomou nota de algumas coisas que eram importantes para ela, e também perguntou a um grande número de mulheres o que as faria sentirem-se mais perto de seus maridos. Surgiram idéias simples mas eficientes. Você tem consciência, por exemplo, do poder de simplesmente segurar a mão dela? Considere o poder de um abraço. Ou então considere a idéia de ser afetuoso sem querer sexo. Abrace-a, segure a mão delta, diga que a ama, diga o quanto ela é bonita. Seja afetuoso, mas não sexualmente agressivo. Ela se desperta para o sexo muito mais lentamente do que você e, portanto, durante o dia, mantenha seus avanços apenas na zona da afeição. Ao estabelecer o tom correto, com pequenos encontros durante o dia ou a noite, será muito mais natural e fáil chegar a uma intimidade sexual posterior. Lembre-se: Seja afetuoo e atencioso todos os dias, não apena nos dias em que você quiser sexo. A afeição deve ser um fim, não um meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário