terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ela teme ser capacho; ele está cansado do "ele não entende"

Ela teme ser capacho; ele está cansado do "ele não entende"

Já aconselhei muitas espsas que querem tentar a abordagem do respeito incondicional, mas ainda não estão totalmente convencidas de que isso vá funcionar. A velha atitude que diz " aquele rato precisa ganhar meu respeito" demora para morrer. Já aconselhei muitos maridos que de fato querem ser homens amorosos. Eles estão dispostos a tentar, mas querem ser cauteloso para não parecerem tolos desamorosos.
Veja a seguir perguntas de esposas e maridos que querem tentar parar o Ciclo Insano ou pelo menos diminuir sua velocidade, normalmente concentradas em três áreas gerais:
Ela pensa: Seque que não vou terminar sendo um capacho? Ele pensa: Por que ela não vê que estou cansado de ouvira frase "ele não entende"
Ela pensa Mas se eu não me sentir verdadeiramente respeitosa, então serei hipócrita. Ele pensa: Não sou respeitado. Para que tudo isso?
Ela pensa: Será que consigo realmente perdoá-? Ele pensa: Explodi de novo...ningué m consegue amar uma mulher!


Quero lidar com todas essas reservas para mostrar a maridos e esposas que, embora essas preocupações sejam típicas e naturais, existem respostas que podem lhes dar coragem e motivação para começar a usar a Conexão entre Amor e Respeito de modo a interromper o Ciclo Insano.



Quem deve dar o primeiro passo?



Antes de começarmos, porém, existe uma pergunta crítica que maridos e esposas devem considerar. Quando se pensa em parar o Ciclo Insano, quem deve dar o primeiro passo?

Em nossas conferências conjugais, explico que orei muito sobre isso, e aqui está a resposta que Deus me deu: aquele que se vir como mais maduro.

O temor, naturalmente, é que você mostre amor ou respeito ao conjuge, como de fato pode acontecer,e receba uma resposta ruim. Assim, você tende a recuar, esperando que a outra pessoa dê o primeiro passo. Mas quais são suas opções? Reter seu amor ou respeito é simplesmente manter o Ciclo Insano rodando descontroladamente, mas ser marudo e dar o primeiro passo pode diminuir sua velocidade.

Assumir o papeldo parceiro maduro e dar o primeiro passo pode ser arriscado, mas é muito poderoso. Raramente você pere. Pense nisso.

Quando falo sore respeitar o marido, não quero dizer que é preciso ser capacho. Não me refiro a sepultar seu cérebro, jamais mostrar sua capacidade de liderana, ou nunca discordar, nem queseja diante de uma diferença menor. Não estou querendo dizer que ele é superior a você em algum aspecto. Também não quero que você ignore suas próprias feridas e vulnerabilidades.

Apesar de minhas garantias, algumas esposas receitam que assumir uma atitude e respeito durante o conflito com o marido pode deixá-las impotentes. Essas mulheres não acreditam que o marido pode tornar-se um homem amoroso sem que ele seja conscientizado de suas falhas. Acham que a única maneira de ele ser despertado para suas inadequações e falhas é ouvir as reclamações, as correções e as críticas da esposa.

A esposa típica sabe instintivamente que corrigir e fazer o papel de mãe do seu mario não são boas maneiras de se aproximar, mas quais são suas outras opções? Se estiver ganhando batalhas dessa maneira, quem sabe isso possa ajudá-la a ganhar a gerra para transformá-lo no tipo de homem que ela sente que ele deveria ser. Ela continua usando a negatividade porque se sente fortalecida por ela. Acha que isso abre uma brecha para penetrar nele. Ela sabe que ser agradável não o alcança porque ele parece simplesmente ignorar isso. O desrespeito dela conquista a atenção dele e ela aparentemente vence as escaramuas, que em geral giram em torno do mesmo problema: chegar atrasado, trabalhar demais, ser um pai ausente, ser insensível, etc. Mas nenhum desses problemas é a raiz da questão. O que está no centro de tudo isso é a falta de amor e respeito.

Para avaliar a forma como você se aproxima do cônjuge faça o teste abaixo:



Inventário pessoal de amor e respeito para maridos e esposas



Uma resposta "sim" significa que você precisa orar pedindo mudanças e melhorias. Uma resposta "não" significaque você esta se saindobem. Agradeça a Deus e continue assim! Respostas "talvez" ou "pode ser" significam que você está consciente de uma necessidade de mundaça. Continue tentando!



Em relação a mim mesmo:



Como esposa, reagi de maneira desrespeitosa por sentir-me não amada?
Como marido, reagi de maneira desamorosa por sentir-me desrespeitado?
Como esposa, tenho medo de dizer: "Isso pareceu desamoroso. Eu agi de maneira desrespeitosa?
Como marido, tenho medo de dizer: "Isso pareceu desrespeitoso. Eu agi de maneira desamorosa?
Recuso-me a dizer "sinto muito" quando meu marido diz "isso pareceu desrespeitoso? "
Recuso-me a dizer "sinto muito" quando minha esposa diz "isso pareceu desamoroso?"
Como esposa, sou orgulhosa demais para dar o primeiro passo começar a ser mais respeitosa?
Como marido, sou orgulhoso demais para dar o primeiro passo e começar a ser mais amoroso?




Em relação a meu cônjuge:



Como esposa, deixo de energizar meu marido ao não satisfazer sua necessidade de ser respeitado? Como marido, deixo de energizar minha esposa ao não satisfazer sua necessidade de ser amada?
Você diz: "Não vou respeitá-lo de jeito nenhum até que ele comece a me amar?
Você diz: "Não vou amá-la de jeito nenhum até que ela comece a me respeitar?
Quando me sinto não amada, sou rápida em declarar que meu marido é desamoroso?
Quando me sinto desrespeitado, sou rápido em declarar que minha esposa é desrespeitosa?


Em relação a Deus:

Como esposa, você dá pouco importância ao chamado de Deus para que você mostre respeito incondicional, especialmente quando seu marido é desamoroso?
Como marido, você dá pouco importância ao chamado de Deus para que você mostre amor incondicional, especilmente quando sua esposa é desrespeitosa?
Como esposa, você justifica sua falta de respeito e, assim, não confessa esse pecado a Deus?
Como esposo, você justifica sua falta de amor e, assim, não confessa esse pecado a Deus?
Como esposa, você tem postergado a decisão de mostrar a Deus sua reverência a Ele ao mostrar respeito a seu marido?
Como marido, você tem postergado a decisão de mostrar a Deus que você o ama ao mostrar amor à sua esposa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário