domingo, 24 de janeiro de 2010

livro amor e respeito parte 2 capitulo 20

· Capítulo 20

·

· DISCERNIMENTO

·

· Aprecie o desejo dele de analisar e aconselhar

·

· O Respeito que tinha por seu marido era pouco ou nenhum. Pelas costas, ela constantemente o desprezava, zombava dele e fazia graça de suas idéias e opiniões. Certo dia enquanto fazia compras, ela achou que seria interessante dar uma passada no escritório dele só para ver onde e como ele trabalhava.

· Ligou de seu celular, e ele respondeu: "Bom, estou um pouco ocupado, mas suba."

· Quando chegou lá, ele estava de fato ocupado, e foi preciso esperar alguns minutos enquanto atendia várias pessoas. De onde ela estava sentada, não pode deixar de ver que os colegas de seu marido o respeitavam muito, assim como o chefe dele, e a sua jovem e atraente secretária. Então, um homem mais velho foi até a mesa de seu marido, obviamente alguém com mais tempo de empresa, mas que ainda trabalhava como subordinado dele. Ela não soube dizer exatamente por que, mas seu estômago se agitou um pouco quando ouviu o homem mais velho dizer "sim, senhor" a seu marido. Então, a secretária foi até ele para lhe dar alguns papéis, momento em que a esposa sentiu um pouco de vergonha, e também um pouco de medo, ao perceber como aquela linda jovem olhava para seu marido e o admirava.

· Por fim, chegou a oportunidade de encontrá-lo, mas ela rapidamente cortou a conversa, disse até logo e falou que se veriam em casa naquela noite.

· Ela foi até o carro, entrou e desabou em lágrimas. Começou a pensar em todas as oportunidades em que ela o desprezou e fez graça dele pelas costas Foi então que percebeu: ela não o desprezava por causa de suas ações para com ela ou porque ele fosse um marido relaxado. A esposa percebeu que o verdadeiro problema era que ele não era aquilo que ela queria que ele fosse.

· Aquela mulher estava perdendo pelo menos duas coisas em relação ao seu marido:

· 1. Ele tinha muita habilidade e um discernimento que ela estava ignorando, para seu azar;

· 2. Ele queria ter em casa o mesmo tipo de respeito que recebia no trabalho.

· Não é difícil encontrar esposas desse tipo. Já conversei com muitas como ela. Ela acha que o marido tem pouco a lhe ensinar, pouca sabedoria para compartilhar sobre qualquer coisa. Afinal de contas, a esposa crê que é ela quem tem de conduzir a casa, criar os filhos e tomar as decisões.

· Quando esse tipo de esposa comparece a uma de nossas Conferências sobre Amor e Respeito ou lê algum material nosso, é comum que a camada do desrespeito caiam dos olhos dela. Eis aqui o testemunho de uma esposa que finalmente "sacou":

·

· "Havia vinte e três anos eu ansiava por intimidade relacional em meu casamento. Eu mal sabia que minha falta de respeito estava sabotando esse desejo. Tinha sérios problemas de 'arrogância', achava que minhas idéias eram as certas e deixava de reconhece que as idéias dele mereciam ser levadas em consideração... achava que estava 'ajudando' meu marido 'inepto’... Foi maravilhoso quando Deus me acertou em cheio... Quando deixei de derramar minha opinião e dei espaço para que ele compartilhasse a sua, coisas maravilhosas começaram a acontecer. Ele começou a revelar seu coração. De fato temos tido conversas, em vez de monólogos. Meu amor e meu respeito por ele subiram às alturas. Por sua vez, ele começou a florescer e transformar-se no homem que eu sempre esperei que ele fosse."

·

· "Não seja sábio aos seus próprios olhos." (Pv 3:7)

·

· Nas palavras dessa mulher citadas acima, ouço uma coisa que contradiz as crenças que eu costumava ter. Uma dessas crenças era que os homens, em sua vasta maioria, eram opiniosos, tendenciosos e desatentos. Tudo que ouço de muitas esposas que aconselhei ao passar dos anos foi: "Ele é desamoroso, descuidado e não é um bom marido". Contudo, as palavras da mulher que acabei de citar, você poderá encontrar uma história diferente.

· Ela admite que achava que as idéias do marido não "mereciam ser levadas em consideração". Ela percebe que era arrogante, que não dava a ele uma chance para sequer expressar sua opinião. Depois que o Senhor a "acertou em cheio" e que ela permitiu que seu marido falasse, o casamento deles floresceu.

· A outra crença que não aceito mais é a confiança no poder exclusivo e singular da intuição feminina. Por vinte anos, eu preguei: " Homens, ouçam a intuição de suas esposas. Deus vai falar a elas de uma maneira que não fala com vocês, porque vocês tem pontos cegos. Deus vai ensiná-los por meio de suas esposas."

· Tudo o que preguei visava fazer com que os homens honrassem e amassem suas esposas. Comecei a perceber que estava pondo peso demais em apenas um dos pratos da balança. É verdade que as mulheres possuem intuição e que os homens devem dar ouvidos a elas. Também é verdade que as mulheres possuem pontos cegos e que precisam do discernimento do marido. Como outra esposa admitiu: "Ele viveu nosso casamento inteiro com medo de que não fizesse ou dissesse alguma coisa da maneira 'certa'. Uma vez que a minha era a única maneira certa e tudo o que ele fazia ou achava não era bom o suficiente, ele simplesmente se calou".

·

· O CASAMENTO RECISA DA INTUIÇÃO DELA E DO DISCERNIMENTO DELE

·

· Maridos e esposas precisam um do outro. Para as esposas que estão dispostas avaliar exatamente onde estão na escala de respeito incondicional ao marido, tenho duas perguntas: 1. Será que você não está valorizando demais seu discernimento e sua intuição naturais?

· 2. Existe a possibilidade de que você esteja sendo enganada em certas áreas, e que você venha a usar o discernimento de seu marido porque não vê o que ele enxerga?

· Todos nós podemos ser enganadas, mas as mulheres precisam pensar em algumas áreas em que a serpente as está sutilmente enganando hoje em dia. Uma dessas áreas envolve as criticas que muitas esposas verbalizam em relação ao fato de o marido deixar de prover liderança espiritual à família.

· Se você tem tais convicções, não posso dizer que você está certa ou errada, mas posso afirmar que, se você está julgando seu marido com críticas, está ferindo o coração de Deus. Suas convicções podem agradar a Deus, mas suas críticas também podem entristecê-lo. O Senhor ama você e sabe do desejo de seu coração. Aba Pai chora com você sobre suas convicções. Mas seu Pai celestial também está lhe revelando que um espírito crítico e desdenhoso não é a maneira de fazer com que seu marido ' desobediente' siga as convicções que você tem. Deus pede gentilmente que você mantenha uma "conduta honesta e respeitosa" (1Pe 3:1-2) mesmo quando seu coração estiver ferido diante de convicções não atacadas. Pergunte a si mesma se é possível que você esteja tendo uma atitude de justiça própria, em qualquer grau que seja. Não estou dizendo que você está sendo maliciosa. Você ama muito seu marido, mas enxerga as faltas, os defeitos e os erros dele. É bem possível que você creia como fazem muitas mulheres, que é uma pessoa melhor do que ele e que ele é quem precisa mudar.

· O que vejo acontecer em muitos casamentos é que a esposa crê ou aparenta crer que não peca. As mulheres não se vêem como pecadoras, muito embora elas de imediato admitam maus hábitos e atitudes erradas. Elas atribuem tudo isso a algum desequilíbrio químico, a problemas hormonais ou a traumas criados na família de origem.

· Por exemplo, um marido pode aventurar-se no perigoso território conhecido como "Querida, você está engordando um pouco". Na verdade é muito mais do que um pouco, sua esposa relaxou, e ele acha que chegou a hora de ser honesto. O que ele em geral recebe como resposta é: “Você deve me amar independentemente de minha aparência". Ou ele pode ouvir que não sabe nada sobre o problema alimentar dela e que deveria olhar para sua própria barriga de cerveja.

· A questão é que é fácil para uma esposa desprezar ou deprecia a insinuação do marido de que ela tem algum problema que precisa ser corrigido. Mesmo se ele for gentil e diplomático ao dizer que ela precisa fazer uma correção para evitar ferir a si própria ou aos outros, ele é rapidamente silenciado. Ela está ofendida, ferida e irada pela avaliação que ele fez. Ele é acusado de não compreender e não ter compaixão. Ele não tem o direito de falar. E, no fim da história, ele ainda vai terminar ouvindo alguma crítica.

· Maridos e esposas precisam examinar juntos qualquer situação em que alguma coisa esteja errada e tentem chegar a uma solução ou, se preciso buscar aconselhamento espiritual.

· Apreciar o desejo e um homem analisar e aconselhar é perceber que ele tem discernimento, além de tomar cuidado em relação a qualquer justiça própria que possa desprezar o discernimento dele. A situação própria pode enganá-la mais do que qualquer outro pecado. Se você vê a si mesma como alguém muito melhor do que seu marido, especialmente na área espiritual, ele vai afastar-se de você no âmbito espiritual e provalmente em muitas outras áreas. Com o passar dos anos, seu marido deixará de aconselhar em quase todos os níveis. O que ele pode dizer a uma pessoa que está sempre certa e é plenamente justa?

· Ele vê a si mesmo como aquele que tem todos os problemas, enquanto ela não tem nenhum. Assim, ele fica em silêncio, temendo mais censura. Consciente do silêncio dele, sua esposa pergunta o porquê de estar sempre quieto. E ele fica pensando que se disser alguma coisa terá problemas. Se não disser nada vai se encrencar. Mas o problema será menor se permanecer calado.

· Evite a atitude de achar que seu marido é o centro de todos os problemas. Admita que você também tem pecados, questões e fraquezas em áreas nas quais ele é forte e que você não tem um julgamento impecável em todas as situações. Você ficará maravilhada diante da constatação de quanto isso energiza a alma dele.

·

· "Durante discussões com seu marido, sua beleza deve consistir em um 'espírito dócil e tranqüilo', o que é de grande valor para Deus."

· 1 Pedro 3:4

·

Nenhum comentário:

Postar um comentário