terça-feira, 15 de dezembro de 2009

LIVRO AMOR E RESPEITO PARTE 2

APREÇO - Ela quer que você a honre e a estime



Com o passar dos anos, muitos homens vieram a mim e disseram:

- Sabe, pastor, minha vida de oração não tem sido como deveria ser.

Eu replico:

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, não - o marido se apressa em explicar. - É minha vida de oração que não está boa.

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, pastor, não é isso. Estou falando sobre minha vida de oração; não estou falando sobre minha esposa.

Então, sorrio e digo:

- Mas eu estou falando de sua esposa.



Na Parte 1, conversamos sobre as razões bíblicas pelas quais o marido deve valorizar sua esposa como igual. A principal passagem que analisamos foi 1Pedro 3:7, que diz aos maridos que vivam de uma maneira compreensiva com as esposas, e que "tratem-nas com honra...e como co-herdeiras do dom da graça da vida." Embutida em 1Pedro 3:7 está outra frase à qual todo marido deveria dar atenção. Pedro aciona que a razão para os maridos tratarem suas esposas com compreensão é para que "não sejam interrompidas as suas orações".É por isso muitas veze digo aos homens que me procuram em busca de aconselhamento que, se os céus parecem silenciosos diante de suas orações, talvez isso se deva ao fato de que eles não estejam honrando suas esposas como Deus deseja. Esses homens tinham certeza de que estavam fazendo todas as coisas certas, caminhando em integridade e servindo ao Senhor, mas, quando oravam, os céus pareciam ser de chumbo. À medida que nos aprofundávamos um pouco mais, com frequência víamos que a resposta para esses homens era que não estavam vivendo com as esposas de uma maneira simpática e compreensiva que as honrava e as estimava. Assim que esses homens começaram a obedecer às Escrituras, sua vida de oração melhorou.

Num sentido bastante real, o acrônimo C-A-S-A-D-A é um comentário sobre a melhor maneira de mostrar respeito à sua esposa. A melhor maneira de respeitar ou honrar uma esposa se dá por meio de Conexão, Abertura, Simpatia, Apaziguamento, Dedicação e finalmente de A - de Apreço. As Escrituras ensinam como o homem deve apreciar e estimar sua amada. "Como você é linda! Como você me agrada! Oh, o amor e suas delícias!" (Ct 7:6). O marido é aquele que "cuida" da esposa.

Deus criou as mulheres de tal modo que elas querem ser apreciadas, estimadas, honradas e respeitadas. A maneira de honrar sua esposa, assim como de honrar seu compromisso com Deus é valorizá-la.

Colocado de outra maneira, o amor tem muitas partes, e estamos olhando para seis delas aqui, tomando por base o acrônimo C-A-S-A-D-A.

Do capítulo 15 em diante falaremos sobre como uma esposa mostra respeito ao seu marido por meio do acrônimo C-A-S-A-D-O.

Sua esposa quer ter certeza de que você a tem na mente e no coração como a primeira e mais importante. É esse o sentido que quero dar a "apreço": quando isto existe, a esposa se sentirá valorizada como se fosse a mulher mais amada da terra. Ela também vai querer respeitar você do mesmo modo como a igreja reverencia a Cristo. Lembre-se que seu amor motiva o respeito dela, e o respeito dela motiva seu amor!

A Conexão entre Amor e Respeito pode ajudá-lo a ter um relacionamento conjugal agradável, sadio e significativo. A vida, porém, nunca será totalmente perfeita. Quando Adão e Eva caíram no jardim do Éden, o pecado tornou-se um problema para todos nós. Tensão, conflito e problemas acontecerão, e você deve estar preparado para lidar com tudo isso.

Sim, é verdade que hoje muitas mulheres têm carreira e posições importantes fora do lar, mas uma mulher que chega à presidência de uma grande companhia aérea disse muito bem:"No final do dia, a coisa mais importante era que eu sabia que ele me amava e me valorizava. Era isso que eu queria mais do que qualquer outra coisa".



***



USE SÍMBOLOS PARA MOSTRAR APREÇO POR SUA ESPOSA



Depois de conhecer e me casar com Sarah, aprendi muito mais sobre o poder do simbolismo e como ele expressa a uma mulher que você a valoriza e a ama. Você nunca conseguirá mostrar a quantidade de abertura emocional e apreço que ela realmente deseja, nenhum homem consegue, mas coisas simbólicas podem ajudar muito a cobrir o abismo. Estou falando de aniversários e comemorações. As mulheres dão muito valor a essas ocasiões. São as mulheres que tem bebês, e essa é uma das razões pelas quais os aniversários são algo muito importante para elas. De jeito muito semelhante, o aniversário de casamento está gravado na alma de uma mulher. Desde a infância, sua esposa sonhou com o dia do casamento enquanto vestia e cantava "Lá vem à noiva!" Mesmo hoje, sua esposa vai mostrar fotos do casamento às amigas dela. Os maridos, porém, nunca brincaram de vestir-se de paletó para o casamento. Essa é uma clara ilustração de rosa e azul, e você precisa ter consciência disso.

A maneira como você celebra o aniversário dela ou seu aniversário de casamento é uma arte, não uma ciência. A abordagem científica coloca muita ênfase no material, no caro. Suponha que um homem compre uma Mercedes para dar à esposa de aniversário. Outro homem leve a esposa ao parque, onde eles fazem um agradável passeio, compartilhando sentimentos de amor e proximidade enquanto ele diz o quanto ela significa para ele. No caminho de volta para o carro, ele encontra uma pequena pedra, coloca-a no bolso a leva para casa. Depois, escreve um pequeno poema ou algumas palavras sobre a pedra e dá à esposa como lembrança da caminhada que fez naquele dia. Qual das duas esposas vai gostar mais do presente que recebeu?

A inclinação natural do homem (azul) é pensar que o presente caro seria muito mais significativo para a esposa. Afinal de contas, se você comprasse uma Mercedes para um homem, ele sairia pela vizinhança falando aos amigos:"Uau! O Joe é um cara fantástico. Não posso acreditar. Ele me deu esse carro maravilhoso!"

Mas ao comprar uma Mercedes para uma mulher, existe muito mais possibilidade de que ela diga às amigas: "Olha só, ele me comprou uma Mercedes. Acho que ele está querendo me comprar ou fazer alguma outra coisa."

Vamos voltar àquela pequena pedra. Quando ela tiver 93 anos de idade e você já tiver morrido uma década atrás, o que ela vai manter na estante? Uma foto da Mercedes? Certamente não! Ela vai colocar aquela pedra, porque elá é um símbolo de uma época em que o marido lhe dava atenção, dedicação e apreço.



PARA QUE SUA ESPOSA SINTA-SE APRECIADA



Você disser: "Estou muito orgulhoso pela maneira como você lidou com isso!".
Você a elogiar na frente dos outros.
Você abrir a porta para ela.
Você tentar fazer uma coisa nova com ela.
Você a incentivar ou a elogiar com gentileza e entusiasmo.
Você notar alguma coisa diferente no cabelo ou nas roupas dela.
Você fizer demonstrações físicas de afeição por ela em público.
Você ensinar os filhos a mostrar respeito por ela e pelos outros.
Você valorizar a opinião dela em áreas cinzentas não como errada, mas apenas diferente e válida.
Você optar por fazer coisas familiares em vez de " coisas de homem"
Você fizer com que ela sinta que é a primeira em importância
Você se orgulhar dela e de tudo o que ela faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário