terça-feira, 8 de junho de 2010

PALAVRA PARA SEU CORAÇÃO


GUARDA O TEU TESOURO






Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação. Provérbios 15:6


Oi queridas pessoas. Hoje quero compartilhar uma palavra que está em meu coração, a qual estive meditando sobre ela por alguns dias antes de trazê-la a vocês. Quero falar sobre o nosso tesouro.

O que você me diria se eu te perguntasse qual é, hoje, o seu tesouro? Será que você diria que é o seu carro? A sua casa? A sua profissão? Hum... ou quem sabe ações? Dinheiro?
Eu quero te dizer que o nosso maior tesouro aqui nessa terra, não está em bens materiais, e sim, o nosso tesouro mais valioso é a nossa família.

Infelizmente muitas pessoas tem perdido seu tesouro por não saber guardá-lo devidamente.

Imagine uma situação: Você possui um diamente extremamente lindo, e muito, muito caro. Por acaso, você com sua inteligência e sabedoria, sairia na rua gritando para todo mundo, que você tem em seu poder um diamante de muito valor? Absolutamente não. Porque? Ora, você não pode arriscar, não é mesmo? Quantas pessoas na rua você tem confiança em contar esse seu segredo? E se ela for um ladrão e resolver te roubar o diamante? Com certeza, quem possuísse uma jóia tão preciosa jamais contaria a todo mundo, escolhendo com muito cuidado uma pessoa de alta confiança para compartilhar essa riqueza.

A nossa família é uma jóia de extremo valor. Um valor incalculável. Não há nesse mundo comprador capaz de compra-la. E é por esse motivo que devemos guardar a 7 chaves a nossa preciosa família. Você deve estar me perguntando como poderia guardar sua família, não é mesmo? Então vou te dizer:

1 - Você guarda a sua família quando você evita falar sobre ela com outras pessoas: Muitos casamentos estão sendo 'roubados' porque mulheres e homens tem aberto a boca para falar, bem ou mal, de seu parceiro. Como falei, sua familia é jóia rara, você não pode expô-la de qualquer maneira para qualquer um. Quando você fala bem de seu parceiro(a) você desperta a curiosidade de outras pessoas. Já ouvi (e até mesmo eu já agi assim - até aprender a guardar o meu tesoro) pessoas dizendo que o marido - ou a esposa - são bons de cama!!! Ou que beijam muito bem. Que são carinhosos, companheiros e etc... Essa atitude vai despertar no outro - especialmente naquela pessoa que não tem um parceiro como o seu - a curiosidade em saber como o seu parceiro é. É daí que ouvimos falar de conjugês que traem seus parceiros com os melhores amigos. Ao falar mal do seu parceiro, você está com sua própria boca escrevendo a sua historia e o fim do seu relacionamento. O coração da mulher e do homem, devem ser sepulcros dos defeitos e qualidades um do outro. Guarde os defeitos, e as qualidades do seu conjugê, para você mesma ou para alguém de muita confiança. Da mesma sorte, faça isso com seus filhos, sogros, pais e etc.. Sua família é seu tesouro, não o exponha para todos.

2 - Você guarda a sua família quando evita que pessoas invejosas entrem em sua casa: Se você conhece alguém que te critica, critica seu conjugê, filhos.. pessoas que te deixam depressiva após estarem com você, então é hora de afastar-se dela. Esse tipo de pessoa quer roubar seu tesouro e você não pode permitir que isso aconteça. Não permita que qualquer pessoa entre em seu quarto. Seu quarto é um lugar sagrado, e este deve estar resguardado de todo olhar invejoso.

3 - Você guarda a sua família quando você os abraça e os beija diariamente: Infelizmente, a maior parte dos casais que conheço não possuiem atitudes de afetividade. A falta de contato afetuoso é um ladrão que rouba o seu tesouro. Cuide do seu maior bem dando-lhe generosa atenção e afeto. Abrace seus filhos, beije-os e diga-lhes o quanto eles são maravilhosos e o quanto você os ama. Faça isso diariamente várias vezes ao dia. Beije e abrace o seu conjugê da mesma maneira. Olhe-o nos olhos e diga que o ama, e que ele(a) é a pessoa mais importante de sua vida. Não importa como o seu conjugê tem agido com você. Voce pode estar magoado(a), mas a atitude em demonstrar afeto rompe qualquer barreiras e restaura qualquer coração. Você tem o poder de transformar sua casa em um lar harmonioso e feliz.

4 - Você pode guardar sua família dizendo palavras de amor e de vida: Conheço pessoas que proferem palavras muito negativas a respeito de seu conjugê e/ou filhos. Mais um ladrão de diamantes dentro de sua casa. Sabemos que a morte e a vida está no poder da nossa língua
(Provérbios 18:21 - A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.). Não deixe que sua boca seja fonte de morte em sua família. Muitas mães dizem que seus filhos são umas pestes, que são danados, birrentos, malcriados e etc.. Seu filho vai aceitar essas palavras como uma verdade, e assim, você está apenas assassinando o seu filho com a sua palavra. Não faça isso mãe, pai!!! Seu filho é sua grande benção. É sua geração. Não passe a diante um mundo cruel atraves de seus filhos. Você tem o poder de mudar a sua geração. Comece fazendo isso hoje mesmo. Mulheres reclamam de seus maridos, dizendo barbaridades a respeito do mesmo. Eu compreendo que exista muitos maridos que infelizmente magoam muito suas esposas. Mas mulher, você precisa entender que seu marido é tão carente e necessitado de afeto quanto você. A mulher tem um dom - único - de transformar vidas através de gestos carinhosos e de suas palavras de amor. Experimente mudar seu comportamento seu marido. Maridos, façam o mesmo com suas esposas.

5 - Você pode guardar a sua familia orando por ela: A oração é uma fonte inesgotável de vida. Através da coração você deixa sua família debaixo do manto protetor do SENHOR, escondendo-a do olhar do maligno. Embora o fato de manter sua família em oração não a livre das adversidades desse mundo, vai livra-la ao menos de ser destruida e rompida. Essa já é uma grande conquista. Ore diariamente por seus filhos e conjugê. Ore junto com eles se for possível. Coloque cada pedacinho de sua casa em oração. (Colossenses 4:2) - Perseverai em oração, velando nela com ação de graças...


6 - Você guarda a sua família quando agradece por ela: (I Tessalonicenses 5:18) - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é ser grato ao Eterno por tudo. Quando digo por tudo, é por tudo mesmo, incluindo as faltas e necessidades e tribulações. Nós temos a tendência de agradecermos somente quando alguma coisa muito boa acontece. É uma grande erro. Devemos ser gratos ao SENHOR por todas as coisas. Por dias difíceis, por lutas, por adversidades e etc.. E a gratidão não deve ser uma atitude que temos diante de determinadas situações. A gratidão deve se tornar parte do nosso carater. SER grato e não TER atitudes de gratidão. A pessoa grata é mais feliz, vive melhor e é mais saudável. A gratidão nos liberta da ansiedade, da depressão e é cura para doenças do coração. Seja grato em todo o tempo pela familia que você tem. Apesar de todos os defeitos que ela possa ter, sua família é seu lar, seu ninho, sua estrutura. Agradece pelo pão, pela cama, pelo cobertor que você tem, pela água, pelo banho, pelos filhos, marido, esposa, pais e sogros e etc... Agradeça sempre que pedir algo e for atentido(a). Agradeça ao seu conjugê pelo esforço que ele(a) faz ao trabalhar, ao cuidar da casa, dos filhos ... Agradeça sempre.


7 - Você guarda a sua família quando a trata gentilmente: Infelizmente há no seio familia pessoas estupidas e grosseiras. Sabemos que esse tipo de comportamento é basicamente a estrutura emocional da pessoa. Ninguém pode dar o que não teve. Muitos sofreram em sua infância, e quando chegam a idade adulta não sabem demonstrar amabilidade e gentileza. é compreensível, porém, há solução. Além de você compreender o motivo de você ser tão bruto e grosseiro(a), você pode começar a mudar tendo diariamente atitudes positivas em relação ao membros de sua família. A familia é nossa maior - e melhor - escola, para transformar nosso comportamento. Você pode começar mudando o seu modo de responder aos seus filhos e conjugês. (Colossenses 4:6) - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
Tendo sempre uma resposta agradável e doce para dar. Pode não ser fácil no começo, mas sei que com o tempo você vai se aperfeiçoar. Sua família agradece, e você será muito mais feliz.

8 - Você pode guardar a sua família aprendendo a perdoar e a perdir perdão: (Marcos 11:25) - E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. A Bíblia não fala muito em perdir perdão. Mas, fala várias vezes em perdoar. Yeshua disse: perdoai 70x7, não disse, peça perdão 70x7. Não estou dizendo que não devemos pedir perdão. Mas, perdoar é muito mais difícil. A pessoa que ofende, as vezes o faz inconsciente de sua atitude. Pra ela, é mais fácil se arrepender e até mesmo vir pedir perdão. Mas a pessoa ofendida fica com uma ferida aberta, e com certeza é mais difícil para ela esquecer o que ouviu. Já diz o ditado: "Quem bate esquece. Mas quem apanha sempre lembra". É uma grande verdade. Sempre digo que a pessoa que não perdoa está carregando um defunto amarrado às costas. O defunto vai apodrecendo, e com o passar do tempo, a podridão do defunto vai tomar conta do corpo de quem não perdoa, e logo logo este irá perecer. A falta de perdão apodrece os nossos ossos, causa doenças como câncer, doenças do coração, osteoporose, doenças respiratórias e etc.. A pessoa que aprender a perdoar, é alegre e feliz. E a alegria do coração é boa sáude, enquanto o espírito amargo, cheio de raiva, vingança, ódio, falta de perdão é doença para os ossos.
(Provérbios 17:22) - O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.
Portanto, seja maleável quanto ao perdão. Saiba que, quando você não perdoa, não é o outro que você está prendendo. É você!!! Você é quem ficará doente. Você é quem será infeliz. E na mesma medida em que você aprende a perdoar, aprenda a pedir perdão quando errar.

9 - Você guarda a sua família quando fazem atividades juntos: Como é díficil ver famílias unidas! Você pode descobrir coisas em que todos os membros da família possam fazer juntos. Um passeio, um jantar, uma brincadeira. Você é inteligente, eu sei que você vai descobrir alguma coisa. Pense agora mesmo e comece ainda hoje. Reuna a família ao redor da mesa para o jantar, e brinquem de contar piadas, de quem pisca o olho primeiro e etc.. Não sei o que você pode fazer, mas é importante que faça, especialmente se você tem filhos. Vá ao teatro, ao cinema, ao parque. Mas faça algo.

10 - Você guarda a sua família quando elogia: Parabens. Você merece. Ficou ótimo. Você lindo. Você está muito bonito hoje e etc.. O elogio eleva a auto estima, faz bem para o coração e dá ânimo para a pessoa enfrentar qualquer adversidade do dia a dia. Elogio sempre seu conjugê. Elogie partes do corpo do seu parceiro, dos filhos, elogie o trabalho, a dedicação.. elogie quando os filhos forem bem na escola. Elogie quando o conjugê lhe ajuda em alguma tarefa. É muito bom ser elogiado, mas, melhor ainda é elogiar.

Enfim, que você possa guardar o seu maior bem, sua família. Não deixe que nenhum ladrão venha roubar a paz e harmonia em seu lar. Se sua família hoje não está bem, pense em que pontos você tem falhado e precisa mudar. A queda da nossa família vem quando a expomos demasiadamente ao ladrão. Seja ele qual for. Tome cuidado e a partir desse momento guarde o seu tesouro.

Shalom Shalom.




* Andressa Bragança*

Nenhum comentário:

Postar um comentário