quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cconsideração por parte

Recebo emails, emails e emails de pessoas que se separaram, mas noto que a dor maior não é a ausência do(a) Fulanito(a) e sim a falta de consideração por parte deste(a) companheiro(a) para lidar com o sentimento do outro no final da relação. Tem gente que não quer ter uma conversa final, tem gente que some, que diz coisas mega depreciativas, que arruma outra(o) no dia seguinte e tasca no Facebook, tem gente que, de sacanagem, não valida o quanto a relação foi boa, que não tem nenhuma gratidão apesar do companheiro(a) ter ajudado muito, tem gente que ainda quer levar uma graninha em cima etc etc etc. Eu chamo isso de alma pouco evoluída pra não dizer: falta de caráter!

Mais um vez vou começar falando de amor, mas depois vai valer para tudo. E, em vez de citar a frase de Saint Exupéry - "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas" -, vou citar o filme "Flores Partidas". Neste roteiro, o egoísta personagem principal (Bill Murray) recebe uma carta anônima dizendo que ele tem um filho de 18 anos. E ele resolve visitar suas ex-namoradas para descobrir quem é a mãe do garoto e entender melhor a situação.


algo a dizer: diga para a sua vaidade (ego) que tudo bem passar por isso, que você não vai morrer, que tudo bem se você não foi perfeita(o) e que você sabe o quanto deu o melhor de si na relação, mesmo que não haja validação por parte do outro. E que, sim, tem gente muito sem noção por aí que infelizmente não conhece o poder da gratidão e da sensibilidade e que talvez nem tenha mesmo ferramentas para lidar com isso. E ego ferido é uma âncora que não nos deixa conhecer novos horizontes. É nisso que você tem que colocar sua energia agora e não tentando entender as causas da frieza do outro, afinal, como eu sempre digo: são 100 bilhões de neurônios, fora as neuroses ;)

Eu não sei bem o que está acontecendo no mundo, mas acho que a palavra "consideração" está caindo em desuso. Até no metrô você vê que o povo que entra não tem consideração pelos que estão saindo. Um verdadeiro cruz credo. Aliás, eu poderia citar milhares de exemplos envolvendo alunos e professores, políticos e povo, jovens e gente de idade, gente e natureza, clientes e garçons etc etc.


"Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida" - Lya Luft


RETIRADO


http://vigilantesdaautoestima.zip.net/arch2010-10-03_2010-10-09.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário