domingo, 24 de outubro de 2010

VA MULHER QUE DESEJA AGRADAR AO SENHOR

A MULHER QUE DESEJA AGRADAR AO SENHOR
Valdenira Nunes de Menezes Silva




"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmo 51:10).




Esta é a oração que toda mulher, que ama o Senhor, deve ter em seu coração ... querer que o Senhor dê a ela um coração puro e desejar ser transformada por Ele.

Para eu ser a mulher que agrada a Deus e está no centro da Sua vontade, tenho que, primeiramente, querer mudar, querer ser transformada e, com um espírito de reverência, pedir que...

1- Ele me sonde e conheça o meu coração;
2- Ele me prove e conheça os meus pensamentos;
3- Ele procure ver se existe em mim algum caminho mau;
4- Ele me guie pelo maravilhoso caminho eterno (Salmo 139:23-24).

Examinando cada passo meu e descobrindo como eu, realmente, sou é que o Senhor poderá trabalhar em minha vida e transformar-me.

Para que eu seja a mulher que meu coração tanto deseja, tenho que como Maria, sentar-me aos pés de Jesus e aprender dEle, sabendo que, algumas vezes, Ele poderá me levar para vales escuros (estando a me lapidar para o meu próprio bem) ou para os cumes de montanhas (para eu usufruir das Suas bênçãos). E, como uma filha de Deus, eu só tenho que confiar e repousar em Seus braços amorosos, sabendo que Ele cuidará de mim na alegria ou na tristeza.
Há uma uma frase da escritora Joanna Weaver que muito me comoveu por ver o grande amor do meu Salvador ... "Sou feliz por ter um Salvador que nos ama exatamente como somos, mas que nos ama demais para nos deixar desse jeito" ... cheias de erros, de pecados e do jeito que não agrada a Ele.
Então ... de coração, devo querer ser transformada ... de coração, devo querer colocar as prioridades certas em minha vida ... de coração, devo dizer: Senhor, "... cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra" (Lucas 1:38)!

Muitas vezes, o Senhor usa pessoas para falarem aos nossos corações. Foi lendo o livro de Joanna Weaver "Tendo Um Espírito Como O De Maria" que percebi que andava errada em determinadas áreas da minha vida. Mas foi, exatamente, quando estava orando para participar da ceia do Senhor que o Seu Espírito tocou em meu coração me mostrando que eu deveria fazer uma mudança em minha vida. Eu tinha que mudar minha maneira de reagir diante de determinados problemas, mesmo eu tendo toda a razão, não tendo culpa de nada. Pedi perdão a Deus, pois quando erramos, erramos primeiramente contra Ele, e decidi não mais reagir como estava reagindo (irritada, me achando injustiçada, e querendo os meus direitos). Como uma mulher que ama a Deus tenho que ser um testemunho vivo dEle. Provérbio 16:32 me diz ... "Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso ..." Tenho que guardar esta porção da Palavra de Deus em meu coração.

A mulher que está no centro da vontade de Deus, que quer conduzir a sua vida aprendendo na Bíblia e trazendo-a ao coração ("A Tua Palavra escondi no meu coração"), saberá qual é o verdadeiro papel que ela poderá exercer para agradar a Deus ...

1- Tito 2:3-5 lhe mostra qual é o seu papel como uma verdadeira mulher de Deus ... "As mulheres idosas, semelhantemente que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem às mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.!

2- Primeira Timóteo 2:9-15 lhe mostra como ela deve se vestir, com pudor e decência e como se conduzir diante do seu marido, não usando de autoridade sobre ele .... "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando â luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação."

Observando estas duas passagens bíblicas podemos destacar dois pontos muito importantes para a vida espiritual da mulher que quer agradar a Deus ...

1- Nossa aparência;
2- Nosso papel na igreja.

1- Nossa Aparência

Como mulher, sei o quanto gostamos de usar um vestido novo, estar na moda ... mas estar na moda, como? Para agradar a mim e ao mundo ou única e exclusivamente agradar a Deus? Sempre que procuramos nos conformar com o mundo, estamos desagradando a Deus porque é a Sua própria Palavra que diz que ... "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19). Ele é um Deus santo e puro e como nosso Pai não quer ver o nosso corpo exposto aos olhares masculinos. Assim, como somos santas e nosso corpo também é santo, e como filhas do Deus Altíssimo, não tenho que procurar nos figurinos do mundo que roupa eu devo usar mas tenho que procurar na Sua Palavra como Ele quer que seja a minha aparência, o meu vestir, o meu caminhar. O Senhor quer que me vista com traje decente, não como dita os famosos estilistas que são guiados pelo inimigo de nossas almas. Para eles quanto menos tecido usarmos, melhor! As mini saias não têm mais do que 30cm ... as blusas são tão curtas que se pode perceber se a cintura é fina ... se a barriga é acentuada ... se o umbigo é perfeito ... etc ... etc.
A mulher de Deus não é para expor o seu corpo nem mesmo com insinuantes transparências, pois isto não agrada a Deus.

Ainda na Sua Palavra Ele nos diz que devemos nos vestir com modéstia. Somente a mulher que é temente a Deus, que O ama e deseja estar no centro da Sua vontade é capaz de se vestir como diz a Bíblia ... com modéstia.
Vestir-me com modéstia é vestir-me decentemente porque só assim eu vou revelar a imagem dAquele a quem sirvo. Eu, como uma filha de Deus, devo me vestir para glorificá-Lo e devo deixar minha luz brilhar para as outras pessoas através do meu vestir e da minha conduta.

Amada irmã, lembre-se de que tudo que nos cerca ... o nosso lar, a nossa aparência pessoal, nosso falar, a nossa reação ... tudo reflete no Senhor.

Como mulher cristã que quer agradar a Deus, devo me vestir de modo que as pessoas ao meu redor não fiquem embaraçadas. Posso me vestir com bom gosto mas do modo certo.
Há uma outra maneira de me vestir que pode embaraçar as pessoas ... é o vestir da mulher relaxada e sem nenhum asseio.
Como uma mulher que quer agradar a Deus tenho que me vestir como se soubesse que o Senhor, os anjos, o céu me observassem.

Há uma outra coisa muito importante que se deve observar no vestuário ... é o uso de vestes que afirmam a sua identidade ... MULHER ou HOMEM?
Deuteronômio 22:5 diz que "Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus."
Amadas, como mulheres que desejam agradar a Deus devemos nos esforçar para manter a santidade da distinção dos sexos. Que bom seria se pudéssemos olhar para as mulheres da nossa igreja e dizer ... "VIVA A DIFERENÇA! e não ... "VIVA A SEMELHANÇA!"

Muitas de nós, muitas vezes, nos achamos bem femininas só porque estamos usando saias "um pouco" curtas ou vestidos "bem femininos", transparentes ou decotados. Como mulheres de Deus, será que não dói na nossa consciência sermos objeto de escândalo, objeto que atrai olhares masculinos? O mundo nos diz que "O que é bonito é para se mostrar!" Você acha, de todo coração e com toda convicção, que Deus pensa assim? Se você acha, então vá em frente se conformando com o mundo, expondo o seu corpo que deveria ser santo e agradando àquele que é o príncipe deste mundo e inimigo de nossas almas. Eu, em vez de agradar ao príncipe da trevas prefiro agradar ao Rei do Universo. Como filhas de Deus nosso dever é fugir da influência do mundo mas ser uma "uma influência transformadora neste mundo pela graça de Deus".

Então, como filhas do Rei devemos, corajosamente, nos vestir não para nos agradar, nem nos sentir bem mas para agradar a Deus, nosso Pai, vestindo-nos com modéstia e decência.

2- Nosso Papel Na Igreja

Com relação ao versículo 11 de 1 Timóteo 2, inúmeros argumentos existem contra e a favor dele ... "A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão."
Antes de tudo, devemos nos lembrar que o que o apóstolo Paulo nos diz não tem nada a ver com a posição espiritual da mulher, pois Gálatas 3:28 nos diz ... "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."
Diante de Deus, eu tenho a mesma posição que o homem mas quanto ao papel que exerço junto a meu marido, Deus quis que houvesse uma hierarquia ... meu esposo é o rei, eu sou a rainha e nossos filhos são príncipes, cada um na sua função. Para haver ordem e equilíbrio no lar é necessário haver um cabeça e este cabeça foi escolhido por Deus para ser o homem que foi criado antes da mulher.
Dentro da igreja também existe para o homem e para a mulher diferentes papéis. A mulher nunca deve ensinar aos homens, porém Deus, além de nos capacitar para determinadas tarefas, Ele nos dá funções que são dignas de serem exercidas dentro da próprias igreja. Como mulheres podemos ...

I- Ensinar Às mulheres
Em 1 Timóteo 2:12, a Palavra de Deus nos proíbe pregar a homens mas, amorosamente, Ele, em Tito 2:3-5, nos abre as portas para ensinarmos a outras mulheres. Ele diz: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem às mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
Vejo na vida das mulheres da minha igreja, mudanças no lar, na criação dos filhos, no vestuário e no trabalho junto à igreja. Dou graças a Deus por cada uma delas.

Como mulheres temos a oportunidade e o privilégio da levar a Palavra de Deus a outras mulheres evitando que as mais novas caiam nas malhas da escravidão, da indecência da exposição desavergonhada de roupas impuras e indecentes. Como mulheres podemos ...

II- Ensinar A Hospitalidade

Observando as mulheres da Bíblia, vemos muitas delas nos dando exemplos de hospitalidade. Vamos destacar apenas duas que poderão nos exortar a termos o mesmo espírito de hospitalidade que elas tinham ...
* Primeiramente, vamos falar de uma mulher rica, chamada Lídia que vendia púrpura e morava numa cidade chamada Tiatira. A Bíblia nos diz que o Senhor tocou no seu coração e ela ficou atenta a tudo que o apóstolo Paulo pregava. Tocada pela Palavra do Senhor, ela pediu para ser batizada e rogou que eles viessem para sua casa dizendo ... "Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso" (Atos 16:15b).
O que observamos nas igrejas é que sempre é a esposa do pastor ou uma irmã ou outra que, amorosamente, oferecem suas casas para hospedar os servos do Senhor (pastores, missionários, visitantes ...). E você amada irmã, está entre estas irmãs hospitaleiras ou você é daquelas que nem ouve, nem vê, nem percebe que existem pessoas que estão precisando da sua hospitalidade? Talvez seja este o ministério que o Senhor quer que você exerça. Você não pode fazer como Jonas ... fugir dele!
* Em segundo lugar, vamos falar de uma mulher pobre. Não sabemos o seu nome mas vamos chamá-la de viúva de Sarepta. A Bíblia nos diz que o profeta Elias, mandado por Deus foi para a cidade de Sarepta e lá ficou na casa desta viúva que nada tinha para comer mas recebeu o profeta em sua casa. Ela disse "... Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos" (1 Reis 17:12).
E você, irmã, você acha que sua casa é muito simples, muito humilde e não tem coragem de convidar aquelas pessoas que Deus colocou em seu caminho, esperando de você hospitalidade? Por que você não faz como esta viúva que mesmo sendo muito pobre e não tendo quase nada para oferecer, ela dividiu o pouco que tinha com aquele homem de Deus e então ... Ele a abençoou e nós podemos testemunhar através da própria Palavra de Deus ... "Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou" (1 Reis 17:16a). Você crê que quando estamos obedecendo ao Senhor Ele nos abençoa, assim como Ele abençoou a pobre viúva? Eu creio e procuro fazer sempre o que Ele coloca em meu coração!
Como filhas Deus podemos ...

III- Ensinar A Fazer Sacrifícios

Duas mulheres da Bíblia, a viúva pobre e Dorcas, nos ensinaram a fazer sacrifícios com um espírito aberto para dar mesmo não tendo quase o que dar e trabalhar mesmo não esperando nada de volta.

Sobre a pobre a viúva, a Bíblia nos diz em Marcos 12:44 ... "Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento." Você se lembra de que, alguma vez em sua vida, você deu para o trabalho do Senhor mais do que podia? Ou você é como aqueles fariseus que dá apenas do que lhe sobeja? Tenha o mesmo espírito da viúva pobre que deu ao Senhor, sacrificialmente.

A Bíblia nos fala de uma outra mulher de Deus que trabalhava para as viúvas e necessitados sem esperar nada de volta. Seu nome era Tabita que traduzido se diz Dorcas. A Palavra de Deus nos diz que quando ela morreu, mandaram chamar o apóstolo Pedro e lá ... "... o levaram ao quarto alto, e todas a viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas" (Atos 9:39). Quando você, irmã, sacrificou seu precioso tempo para se dedicar ao trabalho do Senhor? Você já fez algum trabalho para alguma irmã necessitada?

Amadas irmãs, Deus não se esquece das mulheres. Ele, ao contrário, nos deu responsabilidades abençoadas e cabe a nós cumpri-las, pedindo a Deus que nos capacite e coloque no nosso coração um desejo amoroso de servi-Lo.
Que o nosso trabalho para o Senhor seja um testemunho constante de nossa identidade cristã e que Ele nos abençoe nesta caminhada de mulheres que desejam servi-Lo.
---------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário