quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PERDOAR??? mal pedimos desculpas ....

Alguns de nós , mal pedimos desculpas , preferimos julgar o outro, falar mal, ofender o parente, irmão ou pai e mãe ou cônjuge. O perdão é mais difícil. Para exercitar a misericórdia bíblica o PRIMEIRO PASSO É OUVIR e o SEGUNDO PASSO É PERDOAR.

V Que lições podemos tirar a luz dos textos e em busca do pleno perdão na família?

1. O QUE É PERDÃO ? – É fruto de uma decisão, não de um sentimento. Mas que pedir desculpas primeiro precisamos tomar a decisão de perdoar e só depois é que sentimos que já perdoamos. É cumprir a palavra de Jesus na prática em face sua tão grande misericórdia em nos perdoar uma tão grande dívida.

2. O QUE A BÍBLIA NOS ESCLARECE QUANTO AO PERDÃO? Jesus nos ensinou no "Pai Nosso "a PERDOAR. PEDINDO ,Pai perdoa As minhas faltas, como eu costumo perdoar aos outros (?) MT 6.12

É parar de culpar alguém por alguma ofensa - É retirar os ressentimentos contra o ofensor – É cancelar ou anular uma dívida. Ou seja é : QUITAR- ABSOLVER – ANISTIAR – APAGAR E ATÉ DESCULPAR

3. PERDOAR É EXERCITAR A GRAÇA DE DEUS EM NÓS -

Devemos desejar desenvolver no coração a graça de perdoar .Perdoar não é um privilégio raro . Todos os dias vamos precisar de exercer esta ação.

Devemos firmar como doutrina e não como quem corre para apagar um incêndio. Jesus nos ensina em Mt 18,33,34 , na parábola do credor incompassivo que devemos evitar o erro de não perdoar ao próximo uma divida pequena quando Deus nos resgatou uma conta tão infinita

4. O PERDÃO DEVE SER SEM EXCEÇÃO

Geralmente graduamos a falta , dizendo que ,se fosse uma coisa menor eu perdoaria. Quando não perdoamos ,geramos males maiores do que a falta em questão

–Como: Sofrimento - Ódio - Ressentimentos – Maledicência .

Mas Deus CURA esse mal, bem como nos ensina que pela RECONCILIAÇÃO a cura vem

5. PERDOAR É ESQUECER -
Geralmente dizemos uma dessas duas expressões

1 ) EU NÃO PERDÔO – (Foi Grave – Deus É Quem Perdoa, Etc.).

2) Ou então que PERDÔO , MAS NÃO ESQUEÇO - Deus diz que quando ele nos perdoa “ele se esquece dos nossos pecados e lança no fundo do mar”.

Nós , ao contrário, colocamos num quadro bem na sala para não nos esquecermos. Temos assim, uma arma contra o outro a qualquer momento. Por isso muitos casamentos em crise tem dificuldade de reabilitação. O cônjuge perdoa, mas não esquece.

6. PERDOAR É EVITAR A RAIZ DE AMARGURA
- Que diz em Hebreus 12.15
“tendo cuidado que ninguém se prive da graça de Deus , e que nenhuma raiz de amargura, brotando , vos perturbe, e por ela muitos se contaminem .”

Se você não perdoa ,tende a levar o pecado do outro para outros ,mesmo sendo dos da sua família. Lembra de José em Gen. 45?

Ele tinha tudo contra seus irmãos, mas perdoou e disse : “Certamente Deus permitiu tudo o que aconteceu para o nosso bem agora “

7. TALVEZ VOCÊ PRECISE PERDOAR-SE A SI MESMO HOJE

Quantos de nós vivemos sofrendo o peso do pecado passado. O erro cometido e oramos, mas sentimos o peso. É que muitos não se perdoam a si mesmos suas fraquezas. Se você pediu e confessou a Deus e deixou não tem mais que carregar esse peso

8 O PERDÃO CONCEDIDO VAI LIBERTAR DE MALES QUE SUFOCAM O CASAMENTO – como a infidelidade , que acaba um casamento – por que um ou ambos deram lugar ao diabo antes -
Mentiras – mesmo que seja pequena ela vem do diabo –
Ciúmes – que só geram desconfiança e insegurança e tentação de provocar o erro.
Amarguras – mágoas guardadas , como lixo de uma semana –
Queixas e reclamações sem fim e - Perda do carinho do romantismo , geram problemas conjugais

9 CRISTO SUPRE AS NOSSAS VIDA NOS ENSINANDO O PLENO PERDÃO INCLUSIVE NA FAMÍLIA

“Pai perdoa-lhes”´– “Não sete, mas setenta vezes sete “-
- Tudo o que vimos traz efeitos danosos ao casamento e a família
– Podemos acertar as nossas dividas sempre, diante de Cristo em oração e pode ser agora
– Podemos sair daqui bem tendo de fato PERDOADO e quem sabe PERDOADOS.
- Podemos e devemos colocar tudo em ordem ao pé da cruz
- Removendo o fantasma
– confessando – arrependimento – deixando – amando o outro - Isso nos deixa limpos
– Vamos fazer uma limpeza na caixa d’água da nossa vida?
– Cristo e só ELE pode nos limpar e nos remeter ao outro. Vai e fala com ele



CONCLUSÃO

1.- Perdoar não é um processo fácil. Nossa mente não consegue abrir caminhos instantaneamente pela intricada trama de sentimentos que nos envolvem quando somos atingidos. parece mais fácil procurar meios de se fugir à dor. Ao invés de lidar com o problema, nós culpamos, acusamos, condenamos, excluímos e amaldiçoamos. Nunca se perdoará alguém numa atmosfera de acusação, condenação, raiva e perseguição.

2 - Só vamos começar a perdoar quando encaramos aqueles que nos prejudicam como encaramos a nós mesmos, nem melhores nem piores..

3. - Os sofrimentos emocionais e psicológicos são, no mínimo, tão debilitantes quanto a dor física.. Como diz David Augsburger:

Perdoar é deixar passar o que já se foi; é deixar vir o que ainda será, e é deixar ser o que é.

É se libertar do passado, encarar o futuro mais sabiamente, com esperança e fé renovadas. O perdão é chamado de presente incondicional do amor. Isso não implica em SE ou QUANDO. Ou a gente perdoa ou não perdoa. Não existe meio-termo em relação ao perdão.

. 4 - O verdadeiro perdão se tornará mais fácil quando aprendermos a ter empatia e desculpar; quando admitirmos que somos também humanos, passíveis de errar .. A palavra judaica para compaixão é derivada de rechem, que significa útero. A inferência é um novo nascimento, sugerindo um novo começo.

5 Todos pecamos e precisamos falar com o outro e não com os outros. Se alguém precisa de exortação ,vamos a ele . Mas pensando em perdoar

6 Perdoar deve ser uma atitude perene . Não de tempos em tempos

7 Cristo é nosso modelo sempre .Mas ha tantos registros bíblicos .

8 Que hoje tomemos atitudes novas .Saiamos daqui hoje, PERDOANDO E PERDOADOS


retirado -
http://comodeuspodeevairestaurarseucasamento.blogspot.com/2009/12/estudo-maravilhoso-enviado-pela-renata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário